top of page

Já ouviste falar no Barbatimão?

Barbati-quem??! O teu novo aliado na higiene íntima!

 

Olá pessoal! Tudo bem por ai?


Hoje queremos apresentar-te uma planta que amamos: o Barbatimão.


Se tal como nós és fascinado pela vastidão do reino natural e suas maravilhas medicinais, então precisas mesmo de conhecer este tesouro botânico que oferece uma gama impressionante de benefícios para a saúde.

casca seca de barbatimão
Casca de barbatimão

O Que é o Barbatimão?

O Barbatimão, conhecido cientificamente como Stryphnodendron adstringens, é uma árvore nativa do Brasil. O seu nome peculiar tem origens no tupi-guarani (a família linguística indígena da América do Sul) e significa "árvore que aperta", uma alusão aos seus poderes adstringentes.


Propriedades Medicinais e Usos Tradicionais

Desde tempos antigos, as comunidades indígenas e populações locais utilizavam com fins medicinais as cascas e folhas do barbatimão, em forma de decocto das cascas, por via oral, assim, como banhos, para o tratamento de diversas infeções e assepsia de ferimentos. Estas partes da planta são ricas em compostos bioativos (taninos, flavonoides e saponina) que lhes confere propriedades adstringentes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antifúngicas e cicatrizantes.


Nos últimos 20 anos verificou-se um grande avanço nos estudos desta planta, consolidando a sabedoria popular com evidencias científicas, sobretudo no que diz respeito a sua ação no tratamento de infeções por Cândida. Verificou-se que a casca do barbatimão interferiu no crescimento no fator de virulência deste microrganismo abrindo-se a porta a uma nova possibilidade terapêutica para candidíase e infeções urinarias associadas.


Higiene íntima

Os sabonetes íntimos com barbatimão oferecem uma série de benefícios específicos para a saúde e o bem-estar da região íntima:


  1. Limpeza Suave: proporcionam uma limpeza suave e delicada da área genital, sem perturbar o equilíbrio natural da flora vaginal.

  2. Equilíbrio do pH: A região íntima possui um pH específico que deve ser mantido para prevenir infeções e irritações. Os sabonetes de barbatimão geralmente são formulados para ajudar a manter esse equilíbrio, evitando o desequilíbrio que pode levar a infeções fúngicas ou bacterianas.

  3. Ação Antimicrobiana: como referido acima, pode ajudar a prevenir infeções bacterianas e fúngicas na região íntima, proporcionando uma sensação de frescor e conforto.

  4. Alívio de Irritações: Para quem sofre com irritações na região genital, seja devido a alergias, sensibilidade ou outros fatores, os sabonetes íntimos de barbatimão podem oferecer alívio, acalmando a pele e reduzindo a vermelhidão e a coceira.

  5. Prevenção de Odor: O barbatimão possui propriedades adstringentes que ajudam a reduzir odores desagradáveis, mantendo a região íntima com uma sensação de frescor por mais tempo.


É importante escolher sabonetes íntimos de barbatimão de qualidade, preferencialmente fabricados com ingredientes naturais e livres de substâncias agressivas que possam causar irritações. No entanto, é sempre recomendável consultar um ginecologista ou farmacêutico antes de usar qualquer novo produto íntimo, especialmente houver preocupações de saúde específicas e infeções  recorrentes.

 

A cuidar de ti,

Sónia Catarina Matos Araújo


PS: Não deixes de experimentar o nosso sabonete íntimo de Barbatimão, enriquecido com óleo essencial de tea tree e menta.



23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page