top of page

Óleos Essenciais: um super-poder da Natureza

Hoje vamos mergulhar no mundo dos óleos essenciais e descobrir como essas maravilhas da natureza podem beneficiar-nos.


Se já ouviste falar deles, mas ainda não sabes exatamente como funcionam ou quais são seus benefícios, fica por aqui que vamos contar-te tudinho!


essential oil destilation

O que são óleos essenciais?

Óleos essenciais são extratos líquidos e aromáticos geralmente obtido por destilação a vapor de uma planta (flor, folha, frutos, etc.), no qual estão concentrados os seus princípios ativos voláteis, que lhes conferem o seu aroma característico.


Cada óleo essencial tem uma combinação distinta de compostos químicos, o que impacta tanto seu cheiro quanto sua absorção e os possíveis benefícios terapêuticos.


Óleos essenciais são o mesmo que essências?

Óleo essencial e a essência são produtos diferentes, apesar de ambos serem usados em aromaterapia e perfumaria. As suas principais diferenças serão:


Origem e Composição: Óleo Essencial: extraído diretamente de plantas por métodos como destilação a vapor ou prensagem a frio. Contém a essência pura da planta, com uma composição complexa de compostos químicos naturais.

Essência: produto sintético ou uma mistura de óleos essenciais com outros componentes, produzidas para replicar o aroma de uma planta ou de outro material, mas não contêm os compostos naturais na mesma proporção que um óleo essencial.


Uso Terapêutico: Óleo Essencial: utilizado em aromaterapia e em tratamentos de saúde alternativos.

Essência: usada para fins aromáticos, como perfumar ambientes, produtos de limpeza ou cosmético e não são recomendadas para uso terapêutico.


Segurança e Pureza:

Óleo Essencial: Geralmente mais caro e considerado mais seguro para aplicações terapêuticas, desde que utilizado corretamente e com orientação.

Essência: Pode conter aditivos, solventes ou outras substâncias que não são adequadas para uso medicinal ou terapêutico.

Quais são os principais benefícios dos óleos essenciais?

Há um sem fim de propriedades terapêuticas atribuídas a estes produtos mas vamos destacar algumas das mais visadas:


Redução do estresse e ansiedade:

  • Óleos como o pinho, lavanda, camomila e bergamota são conhecidos por suas propriedades calmantes. Eles ajudam a reduzir os níveis de cortisol, a hormona do stress, promovendo uma sensação de relaxamento e bem-estar.


Melhora do sono:

  • A lavanda é um dos óleos mais populares para ajudar a melhorar a qualidade do sono. Algumas gotas no travesseiro ou num difusor podem ajudar a acalmar a mente e promover um sono profundo e reparador.

óleo essencial eucalipto essential oil

Alívio de dores e inflamações:

  • Óleos como menta, eucalipto e gengibre possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Eles podem ser usados para aliviar dores de cabeça, dores musculares e articulares.


Aumento da imunidade:

  • Óleos essenciais como tea tree (melaleuca), orégano, cravo e limão possuem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais. Eles podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico e combater infecções.


Saúde da pele:

  • Tea tree, lavanda, geranio e frankincence (olíbano) são excelentes para a pele. Eles ajudam a tratar acne, cicatrizes, irritações e promovem a regeneração celular, mantendo a pele saudável e radiante.


Equilíbrio hormonal:

  • Óleos como gerânio, sálvia e lavanda podem ajudar aliviando sintomas da TPM, menopausa e outras condições hormonais.


Aumento da disposição e vigor:

  • A canela, o alecrim, a laranja doce e o ylang-ylang são alguns dos exemplos para restaurar o ânimo, aliviar o cansaço, manter a vitalidade e motivação ao longo do dia.


Como usar os óleos essenciais?

Existem várias maneiras de incorporar óleos essenciais na tua rotina diária:


Inalação:

difusor oleos
  • Através de um difusor para espalhar o aroma dos óleos essenciais pelo ambiente, pelo uso de roll-ons prontos a usar ou até de colares difusores que te acompanham o dia inteiro.

Massagem:

  • Dilui os óleos essenciais em um óleo vegetal (como óleo de coco ou amêndoas) e aplique na pele para aliviar dores musculares e promover relaxamento.

Banho:

  • Adicione algumas gotas de óleo essencial à água do banho para uma experiência relaxante e terapêutica.


Podemos ingerir os óleos essenciais?

Embora a indústria alimentar ocasionalmente use óleos essenciais como aromatizantes, nem todos são seguros para consumo. No entanto, alguns óleos essenciais podem irritar a mucosa digestiva quando ingeridos. Portanto, é crucial consultar a rotulagem do produto para verificar se ele é indicado para consumo, ou buscar aconselhamento especializado antes de ingerir qualquer óleo essencial.


Cuidados recomendados

  • ler o rotulo para perceber se se trata de um óleo essencial puro ou de uma mistura ou essência;

  • não aplicar diretamente na pele sem estar diluído;

  • não é aconselhável inalar direta e intensamente os óleos essenciais por mais de 15 a 20 minutos. Ao usar um difusor, faz mais sentido fazer isso intermitentemente do que durante todo o dia por isso intercala com ar fresco;

  • ler as orientações antes do uso, os óleos cítricos podem manchar a pele, quando exposta ao sol;

  • procura um médico ou profissional da saúde qualificado em casos de doença de pele, gravidez, epilepsia, asma, tendência a alergias;

  • usa de forma consciente e moderada.


Os óleos essenciais são uma forma incrível de aproveitar os benefícios da natureza para melhorar a saúde e o bem-estar. Estes pequenos frascos podem fazer uma grande diferença na tua vida.

aromaterapia

Então, que tal experimentar e sentires o poder dos óleos essenciais? O teu corpo e mente vão agradecer! 🌸✨


Se não sabes qual escolher entra em contato que a nossa Aromaterapeuta ajuda-te!


Até a próxima e não esqueças de compartilhar as tuas experiências nos comentários! 🌿💚


A cuidar de ti,

Sónia Catarina Matos Araújo



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page